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REDE DE SAÚDE – RODA DE MULHERES
 HEALTH´S NET – WOMEN´S CIRCLE (Social Group)
Carmen Bez Batti
Secretaria Municipal de Saúde de Gravataí     
Av. Eli Correa, 675 - 4ºandar     
Parque dos Anjos- CEP 94187-130     
Gravataí- Rio Grande do Sul     
Fone (51)4001-3458     
www.gravatai.rs.gov.br
BEZ BATTI, Carmen. Nutricionista, professora didata de Biodanza     
carmenbezbatti@ig.com
RESUMO
O resgate de valores como a sensibilidade, a afetividade, a compaixão, e a reaprendizagem de funções geradoras e mantenedoras da vida são alguns dos processos vividos por mulheres, num trabalho de promoção da saúde. Este trabalho   acontece há 15 anos, na Secretaria Municipal de Saúde de Gravataí, Rio Grande do Sul.
 A criação de uma cultura que devolva a essas alunas-mulheres, o protagonismo de sua existência, é o movimento deflagrado pelo uso de uma metodologia baseada em vivências integradoras.
Palavras-chave: Promoção da Saúde – Grupo social - Roda de Mulheres - Biodanza



ABSTRACT
        The rescue of values such as sensitivity, warmth, compassion, and relearning of function that generates and maintains life are some of the processes experienced by women, working in a way of health promotion. This work has been happening for 15 years, in the Secretaria Municipal de Saúde of Gravataí, Rio Grande do Sul.
 
               The creation of a culture that gives back to these students and women, the role of its existence, the movement is triggered by the use of a methodology based on integrative experiences.
 
 
Key words: Health promotion – Social group – Women´s circle - Biodanza
  
REDE DE SAÚDE – RODA DE MULHERES
Elas vinham chegando. Uma a uma, duas a duas, em pequenos grupos, de mais longe, de bem perto. Desde o momento em que acordam sentem que vão viver um dia diferente, especial.
O que atrai essas oitenta mulheres a este local de atividades? E que expectativa é essa que se lê em seus semblantes?
Elas vêm em busca de vivências de Biodanza, vivências que aceleram processos de integração, que transformam os seres humanos em todos os níveis. Estas mulheres buscam a exaltação da vida, o aprender a viver. 
A amorosidade que a vivência acorda em todas e em cada uma e a sensibilidade aflorada, são percebidas após cada encontro, na luz de cada olhar. Vejo-as atravessando o enorme pátio e é visível a alegria e faceirice nas falas e movimentos, no caminho de volta para suas casas.  
Estes encontros acontecem numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde e o SESI de Gravataí, no programa de Educação Biocêntrica e Lazer na Promoção da Saúde para Mulheres da Comunidade.
O trabalho com o Sistema Biodanza, e sua extensão - a Educação Biocêntrica - é demandado por uma formação especializada, promovida pela International Biocentric Foundation, da qual sou professora didata. 
A definição de Biodanza, concebida por seu criador, o antropólogo chileno Rolando Toro, quando em recente conferência no curso de formação de didatas, em São Paulo, diz:
Biodanza é um sistema de aceleração de processos integrativos a nível celular, metabólico, imunológico e existencial, mediante ambiente enriquecido, com músicas específicas e exercícios integradores, que deflagram vivências.  
Quando foi feita a opção, enquanto nutricionista da Secretaria de Saúde, em transformar os grupos terapêuticos convencionais em grupos de Biodanza, eu estava  tratando de uma frustração: estava vendo que cuidar de um aspecto isoladamente, tipo dieta, era muito pouco. Muitos aspectos da vida da pessoa não eram contemplados, o que retroalimentavam as dissociações. O controle da dieta, o uso semanal da balança, acabavam gerando esforço, ansiedade e muitas vezes sofrimento. Não dava mais para pensar o ser humano em partes.
A escolha foi por trabalhar o ser humano por inteiro, buscando o ser integral. Tudo poderia ser feito com melhores resultados. O tratamento que se dava era restritivo e de baixa resolutividade. A cura e a busca pela saúde eram procuradas de fora para dentro. Uma melhor qualidade de vida poderia ser acessada com mais prazer, delicadeza e melhor cuidado, com ações integradoras e não dissociativas. O Sistema Biodanza foi minha escolha. Um sistema cuja metodologia recupera o ser humano em sua grandeza  Assim temos as palavras do seu criador: 
É indispensável, em nossa cultura, recuperar o sentimento de sacralidade da vida e o prazer de viver. O desenvolvimento da afetividade, da percepção ampliada e da expansão da consciência ética, devem ter prioridade absoluta. 2002:13 


Vivência chamada Roda de Embalo, entrega e carinho promovem revitalização
 Registro de uma vivência chamada Roda de Embalo, entrega e carinho promovem revitalização
Fotografia: Clarissa Bocklage, 2005. Centro de Atividades do SESI de Gravataí.
            Com poucos meses de aplicação do sistema, os primeiros resultados começam a aparecer:
-   Desmedicação;
-   Autonomia;
-   Redução da utilização convencional dos serviços de saúde;
-   Autoconhecimento;
-   Aumento da abrangência da atenção na promoção da saúde coletiva;
-   Promoção integral da saúde;
Além destes, já foram detectados amplos e profundos efeitos, descritos pela  International Biocentric Foundation tais como:     
-    Exercícios de desafio pessoal frente a dificuldades.
-    Coragem para defender seus pontos de vista.
-    Conexão com a própria força.  
-    Expressar as emoções.
-    Desenvolver a expressão verbal, a comunicação.        
-    Desenvolvimento da sensibilidade cinestésica, percepção do próprio corpo e destreza motora.        
-    Integração com a natureza e desenvolvimento da consciência ecológica.    
-    Desenvolvimento e ampliação da percepção.        
-    Expansão da consciência ética.       
O uso da metodologia do Sistema Biodanza e da Educação Biocêntrica,  (vivências, cerimônias de encontro, músicas e exercícios sistematizados), cria a possibilidade de um resgate progressivo. Um movimento que se auto regula e se auto organiza em função de valores pré-culturais, e que tem a vida como centro.
Nestas Rodas de Mulheres, além das aulas regulares semanais, fazem parte do programa, atividades culturais e de lazer. Durante todo ano são realizadas diferentes atividades: celebrações, comemorações dos aniversários, chá do dia dos avós, baile da primavera, com eleição do rei e rainha, visitas a parques, museus e idas ao teatro. Também são feitas três excursões anuais em parceria com a coordenação do lazer do SESI, onde o convívio e vivências na natureza complementam o trabalho, efetivando a relação entre o micro-mundo grupal e o macro-mundo social.
Destaco ainda outra atividade, que mais recentemente passou a fazer parte do programa que é o Encontro de Troca de Saberes. São oficinas conduzidas pelas próprias alunas que ensinam umas as outras, suas habilidades.
Em média, após um ano ou dois, de freqüência ao grupo de iniciantes, as alunas passam, cada qual no seu tempo, e - esta progressão é muito respeitada - para o grupo avançado. Nesta etapa o aprofundamento e intensificação das vivências favorecem o aumento do grau de transformação e desenvolvimento dos participantes do grupo.
O acesso a estes grupos de promoção da saúde se dá por demanda direta de mulheres da comunidade ou por encaminhamento dos profissionais das unidades básicas de saúde. A entrada de novas alunas acontece no mês de abril, e são disponibilizadas em média, 20 vagas ao ano.
A progressividade do processo de integração, proposto pelo Sistema Biodanza, pode ser verificado pela observação de cinco modalidades de expressão do potencial genético humano que são chamadas Linhas de Vivência: vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência. Esta progressividade está diretamente relacionada com a freqüência às aulas. A assiduidade também leva à estabilização das mudanças ocorridas.
É bonito de ver as transformações vividas sendo colocadas no cotidiano da vida dessas mulheres e ainda vê-las multiplicarem esses ganhos com a realização de trabalhos comunitários. Antes isoladas, fragmentadas, agora, potencializadas, integradas em si mesmas e em novos grupos ampliam seu universo de realizações e pertencimento.  Elas se organizam, planejam e executam  atividades de recreação e cuidado em casas asilares. São atividades supervisionadas, em instituições indicadas pelo Conselho Municipal do Idoso. O sentimento de sentirem-se úteis, capazes de ações que beneficiem outras pessoas, e o uso de suas potencialidades, abre espaço para que se vinculem criando redes sociais de sustentação.
As vivências integradoras induzem à harmonização do equilíbrio neurovegetativo, estimulando a renovação biológica e a reparação orgânica;
O lazer confirma-se potente na sustentação da motivação, na busca do bem-estar integral, favorecendo ainda a consciência do mesmo como direito social;
A ativação dos núcleos inatos de vinculação leva o grupo a uma mudança social profunda e modificação do estilo de vida. O que pode ser sentido na exclamação emocionada da aluna Carla Viana após três meses de aula: “Aquela música entrou dentro de mim como uma música de vitória. Como se alguém falasse: viu como és vitoriosa, viu como tu conseguiste!”     
Vivência na natureza com uma Roda de Celebração
Fotografia: Clarissa Bocklage, 2005. Centro de Atividades do SESI de Gravataí.
            Ao criador do Sistema Biodanza, Rolando Toro, que me abriu este universo de transformação e desenvolvimento do ser humano, as alunas dos grupos regulares e ao SESI Gravataí, meus agradecimentos por possibilitarem a realização desse trabalho.

REFERÊNCIAS
CURSO DE FORMAÇÃO DE DIDATAS. Palestra de Rolando Toro: Dissociações Fatais. São Paulo, 2009.
GARCIA, Carlos. Biodanza, a arte de dançar a vida: A vivência como terapia. 1ª. ed. Capital Intelectual. Buenos Aires, 2008.
INTERNATIONAL BIOCENTRIC FOUNDATION, www.biodanza.org, consulta em 16.09.2009
TORO, Rolando. Biodanza. 1ºed. em Português, Olavobrás/Escola Paulista de Biodanza, São Paulo, 2002.
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