Histórico


O I Encontro de Ação Social e Biodanza® foi promovido pela Rede de Integração e Cidadania - RINACI em 2005 nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2005 em Porto Alegre, com a participação de cerca de cem participantes. Na programação tiveram destaque a palestra de abertura sobre: Princípios básicos da Ação Social em Biodanza®, relatos de diversas experiências em Ação Social e Biodanza® e a apresentação de monografias de sete alunos da escola de formação de facilitadores Rolando Toro de Pelotas e sócios da RINACI, além de vivências de Biodanza®. A avaliação do Encontro foi positiva por parte dos participantes, os quais propuseram a continuidade desses encontros a cada dois anos objetivando as partilhas das práticas de Ação Social e Biodanza®, aprofundando o conhecimento e a profissionalização dos facilitadores. Os objetivos foram reunir profissionais e estudantes de Biodanza® para troca de experiências na área de ação social. Dar visibilidade aos projetos de ação social realizados por facilitadores de Biodanza® além de informar a comunidade em geral sobre as possibilidades de ação social com a metodologia Biodanza® e seus resultados. Tecer diálogos e debates que contribuam para o entendimento da ação social como prática profissional e fomentar a produção científica para divulgação e instrumentalização da ação social viabilizando o ingresso da Biodanza® dentro dos projetos sociais do terceiro setor. A proposta da RINACI era de que outra organização, ONG ou Associação de Biodanza® ou escola organizasse o próximo encontro. No entanto, os participantes propuseram que o encontro de 2007 fosse organizado pela RINACI e depois se avaliasse qual a organização que assumiria o ano de 2009.
 

Nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2007 a RINACI promoveu em Porto Alegre, o II Encontro de Ação Social e Biodanza®. Com a participação de cerca de oitenta participantes. Este evento contou com a participação de facilitadores e estudantes de Biodanza® de vários locais do Brasil, representantes da Argentina e Itália, integrantes de ONGs e entidades sociais. Foram compartilhadas experiências de projetos realizados na comunidade, instituições, escolas e grupos com necessidades especiais. Este encontro teve como objetivo refletir, sobre trabalhos aplicados a populações que vivem situações de exclusão e violação de direitos humanos, e tecer uma rede de atuação, norteada pela solidariedade, integridade e amorosidade. Foi apresentada monografia de aluna da Escola de Formação de Facilitadores Rolando Toro de Pelotas e sócia da RINACI, além de vivências de Biodanza®. Os resultados apresentados mostram que a Biodanza® e a Educação Biocêntrica tem muito a contribuir na busca de uma sociedade mais digna e saudável. Através da profissionalização e da sustentabilidade de projetos nesta área viabiliza-se o crescimento da Biodanza® dentro de projetos para o terceiro setor. Foram três dias de debates e aprendizado, onde foram apresentados casos onde o sistema é aplicado para restituir a confiança e a auto-estima, desenvolver o movimento e fortalecer a identidade para crianças, idosos, deficientes mentais, mulheres, deficientes visuais, comunidades e minorias. Ficou definido pelos participantes que o terceiro encontro fosse organizado pela ONG ECOAR de Criciúma, em Santa Catarina.



O III Encontro de Ação Social e Biodanza® foi promovido pela ONG ECOAR em parceria com a RINACI e a Prefeitura de Gravatal nos dias 6, 7 e 8 de março de 2009 em Gravatal. O tema do encontro foi Solidariedade um Bem Social e Educação biocêntrica um Método para acessá-la. Com a participação de cerca de quatrocentos participantes. Este evento contou com a participação de facilitadores e estudantes de Biodanza® de vários locais do Brasil, representantes da Argentina, integrantes de ONGs e entidades sociais, gestores, funcionários da saúde e educação do município de Gravatal. Este encontro teve como objetivo refletir, sobre trabalhos e práticas realizadas através de rodas de conversas e rodas de diálogos sobre educação biocêntrica, função social da educação, cultura, bem estar e espaços sustentáveis. Houve apresentações de projetos e experiências em ação social, além de vivências de Biodanza®. Foi realizada uma exposição e apresentação cultural dos artistas locais. Os resultados mostram que as praticas de Ação Social, Biodanza®, Educação Biocêntrica e outras abordagens afins têm muito a contribuir com mudanças sociais significativas norteadas pela solidariedade, integridade e amorosidade. Os participantes definiram que o quarto encontro fosse realizado em Gravatal promovido pela RINACI em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.